29/10/2013

O Deus Cornífero

Caldeirão Gundestrup - Dinamarca (Século I d.C.)
O Deus Cornífero representa o sagrado masculino. Ele é a essência do sexo masculino, o consorte da Deusa, o Senhor da Floresta. Sem ele a vida não existiria, pelo o que é visto como a fonte de toda a criação - o principio masculino que fecunda a Terra Mãe - e é por isso simbolizado pelo Sol. Sem o sol não existiria vida na Terra.
   Ao longo da Roda do Ano podemos observar as diversas etapas da sua vida: 
     EYule (Solstício de Inverno) é o seu nascimento, a altura do ano em que se assinala o dia mais curto e a partir do qual a duração dos dias recomeça a aumentar. Em Imbolc já se nota a sua fase de crescimento, e observamos que a duração dos dias também começa a aumentar. Em Ostara (Equinócio da Primavera) é um jovem com vigor e vitalidade que dança com a Deusa na sua face de Jovem. Torna-se adulto eBeltane onde se celebra o seu casamento com a Deusa. Em Litha (Solstício de Verão) o Deus morre ao atingir o seu máximo vigor, assim como a luz do dia atinge o seu auge de duração e começa a reduzir-se. Em Lammas o luto à morte do Deus Cornífero é celebrado. Torna-se um novo embrião em Mabon onde repousa no útero da Deusa. E em Samhain regressa por alguns momentos da Terra do Verão, o lugar onde as almas dos mortos repousam jovens novamente e onde aguardam pelo seu renascimento, assim como o Deus Cornífero repousa para voltar a renascer em Yule e retornarmos a um novo ciclo.

As imagens do Deus Cornífero ostentando chifres de veado na cabeça simbolizam a sua ligação com a Natureza e os animais. Os nossos antepassados viam-no como o deus da caça e por isso representavam-no como meio humano e meio animal. Nada tem a ver com o Diabo, a imagem do Diabo foi adaptada pelos cristãos a partir da imagem do Deus Cornífero, acusando as bruxas e os bruxos de venerarem o demónio, com o objectivo de assim acabarem com os cultos pagãos. O Deus Cornífero representa a renovação, a vitalidade, a força e a fertilidade. 
Símbolo do Deus Cornífero

Sem comentários:

Enviar um comentário